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Ford-T, o primeiro veículo automotivo a ser produzido em série

Ford-T, o primeiro veículo automotivo a ser produzido em série

Um automóvel (do grego auto (por si próprio) e do latim mobilis (mobilidade), como referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção) é um veículo motorizado, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria. A definição abrange a todos os veículos com autopropulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogênio, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível, comburente e calor que provoque a combustão interna, ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres que se locomovam por meio de motores elétricos ou a vapor com a finalidade de transporte de passageiros e carga.

O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos, propulsionado a gasolina,diesel ou álcool. No entanto, a sua constituição deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a física, matemática, design, etc.

No contexto legal, a circulação automóvel encontra-se definida pelo código de estrada que pode variar entre países. Por exemplo, no Brasil, o automóvel encontra-se definido no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro como um veículo de transporte até 8 passageiros, excluído o condutor e cujo peso não exceda 3500 kg.

[editar] História

Ver artigo principal: História do automóvel.

Em 1769, na França, Nicolas-Joseph Cugnot usou um motor a vapor para movimentar um veículo, um fardier de três rodas, mas o automóvel com motor de combustão interna foi inventado na Alemanha, só em 1885, por Karl Benz e Gottlieb Daimler. Décadas depois depois o americano Henry Ford passou a fabricar carros em série. Os primeiros foram os modelos T, fabricados de 1908 a 1927. Venderam mais de 15 milhões de unidades.

[editar] No Brasil

Santos sempre esteve intimamente ligada aos automóveis. Pode-se dizer que a era automobilística nasceu no Brasil no dia 25 de novembro de 1891, quando desembarcou no cais santista, do navio Portugal, o primeiro carro importado, adquirido pelo jovem Alberto Santos Dumont, que mais tarde seria conhecido como o Pai da Aviação.

O carro era um reluzente Peugeot, com motor Daimler a gasolina, de 3,5 cv e dois cilindros em V, conhecido pelos franceses como voiturette, por ser muito parecida com uma charrete.

Seu proprietário o comprara por 6.200 francos, em Valentigney, cidade perto de Paris, e o trouxe diretamente para Santos. Mais tarde, o veículo foi levado a São Paulo, permanecendo na residência de Santos Dumont.

Esse Peugeot foi o primeiro carro a chegar no Brasil, asseguram os historiadores. Dessa maneira, a cidade teve a primazia de ver circular por suas ruas o primeiro automóvel do País, como confirmou a Câmara Municipal, um século depois.

[editar] Em Portugal

Veículo Panhard-Levassor idêntico ao adquirido pelo Conde de Avilez em 1895

Veículo Panhard-Levassor idêntico ao adquirido pelo Conde de Avilez em 1895

O primeiro automóvel a chegar a Portugal foi um veículo da marca Panhard-Levassor tendo sido importado de Paris pelo 4º Conde de Avilez, em 1895.

Na alfândega de Lisboa, ao decidirem a taxa a aplicar, hesitam entre considerar aquele estranho objecto máquina agrícola ou máquina movida a vapor. Acabam por se decidir por esta última.

Este veículo ficaria também para a história por um acontecimento insólito: logo na sua primeira viagem, entre Lisboa e Santiago do Cacém, ocorreria o primeiro acidente de viação em Portugal, tendo por vítima um burro, atropelado a meio do percurso.[1]

[editar] Curiosidades

  • A palavra "automóvel" surgiu na França em 1875 e vem do grego autos, que significa "por si só" e do latim mobilis, que quer dizer "móvel".
  • Em 1876, o engenheiro alemão Nikolaus August Otto desenvolveu o motor a explosão para álcool, gasolina ou gás, que substituiu os motores à vapor usados até então nas primeiras experiências na construção de automóveis.
  • Em 1893, em São Paulo, pela primeira vez um carro circulava no Brasil. Guiando o veículo estava Henrique Santos Dumont (irmão de Alberto Santos Dumont, inventor do avião).
  • O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil foi em 1897, quando o poeta Olavo Bilac colidiu com uma árvore. Se ele se feriu ninguém sabe, mas com certeza sobreviveu uma vez que veio a falecer apenas em 1918.
  • Alguns fabricantes de veículos e vários borracheiros de todo o país recomendam a troca de pneus de um carro a cada 30.000 Km. Acha pouco? Saiba então que os primeiros pneus de borracha a serem usados em carros em 1895, adaptação dos pneus antes usados em bicicletas pelo francês Edouard Michelin, duravam em média 150 Km.
  • Utilizando um motor de origem francesa, o inventor paulistano Paulo Bonadei foi o primeiro a montar um carro no Brasil. O veículo ficou pronto em 1905, quando Paulo percebeu um "pequeno" detalhe: o protótipo era maior que a porta da garagem, que teve de ser alargada.
  • O Fusca, o Volkswagen ("carro do povo", em alemão) é o modelo de carro mais popular de todos os tempos. Foi projetado por Ferdinand Porsche e imediatamente aprovado por Adolf Hitler, que utilizou variações do modelo para fins militares, inclusive durante a II Guerra Mundial. Sua fabricação no Brasil começou em 1959 e parou em 1986. A pedido do então presidente Itamar Franco, o Fusca voltou a ser produzido em 1994. Além de sair da fábrica com um preço muito semelhante ao Gol 1000 ou qualquer outro "popular" da época, sua montagem era bem mais complicada, uma vez que tinha praticamente o dobro de peças comparado a um carro moderno. Parou novamente de ser fabricado em 1996.++
  • Com o avanço da velocidade dos carros fabricados à partir da década de 50 ao número de acidentes aumentou muito em relação a períodos anteriores. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel americano com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette. No Brasil este item importantíssimo foi considerado obrigatório a partir de 1969.
  • O primeiro automóvel a circular fora do planeta Terra foi um jipe de seis rodas e motor elétrico usado pela Missão Apolo 15 em 1971, "aqui pertinho" na Lua.
  • Os primeiros fabricantes a colocarem air bags em seus carros foram a GM e a BMW, a partir de 1974. Mas desde os anos 50 já existiam carros com air bags colocados sob encomenda fora das linhas de montagem.
  • O primeiro carro nacional a ser vendido com injeção eletrônica no Brasil foi o Gol GTI, fabricado a partir de 1989. No entanto o primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o Fox (Voyage para exportação) em 1988. Hoje todos os modelos brasileiros saem de fabrica com esta característica.
  • O Sedã Pronto Spyder, mostrado no Salão do Automóvel de Detroit em 1997, nunca enfrentará problemas com a ferrugem pois sua carroceria é feita de polietileno, o mesmo material usado em garrafas de refrigerante
  • Datas de lançamento dos carros brasileiros mais conhecidos:
  1. Kombi: 1957
  2. Fusca: 1959
  3. Simca Chambord: 1959
  4. Karmann Guia: 1962
  5. Galaxie: 1967
  6. Corcel: 1968
  7. Opala: 1969
  8. Variant: 1969
  9. Caravan: 1975
  10. Belina: 1970
  11. Chevette: 1974
  12. Maverick: 1973
  13. Brasília: 1974
  14. Passat: 1974
  15. Gol: 1980
  16. Del Rey: 1981
  17. Voyage: 1982
  18. Parati: 1983
  19. Saveiro: 1982
  20. Chevy: 1982
  21. Pampa: 1982
  22. Escort: 1983
  23. Fiat Fiorino: 1983
  24. Monza: 1982
  25. Uno: 1985
  26. Santana: 1984
  27. Fiat Prêmio: 1985
  28. Fiat Elba: 1986
  29. Gurgerl BR-800: 1988
  30. Kadett: 1988
  31. Verona: 1989
  32. Ipanema: 1989
  33. Apollo: 1990
  34. Tempra: 1991
  35. Versailles: 1991
  36. Ômega: 1992
  37. Logus: 1993
  38. Vectra: 1993
  39. Pointer: 1994
  40. Corsa: 1994
  41. Fiat Palio: 1996
  42. Fiesta: 1995
  43. D20: 1985
  44. F1000: 1979
  45. F250: 1999
  46. Silverado: 1997

[editar] Tecnologia

Ver artigo principal: Componentes do automóvel.

[editar] Carroceria

Carroceria

[editar] Suspensão

amortecedoras, molas, triangulos, suspensao activa, e um tipo de suspensao controlada pelo ECU.

[editar] Sistema de travagem

[editar] Referências

  1. Rodrigues, José Carlos Barros. "O automóvel em Portugal: 100 anos de história", Lisboa : CTT Correios, 1995.

[editar] Ver também


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