Bewise Inc. www.tool-tool.com Reference source from the internet.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O cromoPB ou crómioPE (do grego χρώμα, pronunciado como "chrôma", significando cor) é um elemento químico, símbolo Cr, número atômico 24 ( 24 prótons e 24 elétrons ) e massa atômica 52 u, sólido em temperatura ambiente.

É um metal encontrado no grupo 6 ( 6B ) da Classificação Periódica dos Elementos, empregado especialmente em metalurgia em processos denominados eletrodeposição. Alguns de seus óxidos e cromatos são usados como corantes.

Foi descoberto em 1797 por Louis Nicolas Vauquelin no mineral crocoíta encontrado na Rússia.


Vanádio - Cromo - Manganês
Cr
Mo

Geral
Nome, símbolo, número Cromo, Cr, 24
Classe , série química Metal , transição
Grupo, período, bloco 6 , 4 , d
Cor e aparência Prateado metálico
Propriedades atômicas
Massa atómica 51,9961(6) u
Raio atómico ( calculado ) 140(166) pm
Raio covalente 127 pm
Raio de van der Waals sem dados
Configuração electrónica [Ar]3d54s1
Elétrons por nível de energia 2, 8, 13, 1
Estados de oxidação (óxido) 6,3,2 ( ácido forte )
Propriedades físicas
Densidade 7140 kg/m3
Estado da matéria sólido
Ponto de fusão 2130 K (1856 °C)
Ponto de ebulição 2945 K (2672 °C)
Estrutura cristalina Cúbico de corpo centrado
Dureza 8,5
Magnetismo Antiferromagnetico
Volume molar 7,23 ×10-6 m3/mol
Entalpia de vaporização 344,3 kJ/mol
Entalpia de fusão 16,9 kJ/mol
Pressão de vapor 990 Pa a 2130 K
Velocidade do som 5940 m/s a 293,15 K
Informações diversas
Electronegatividade 1,66 (Escala de Pauling)
Capacidade calorífica 450 J/(kg*K)
Condutividade elétrica 7,74 106/m ohm
Condutividade térmica 93,7 W/(m*K)
Potencial de ionização 652,9 kJ/mol
Potencial de ionização 1590,6 kJ/mol
Potencial de ionização 2987 kJ/mol
Potencial de ionização 4743 kJ/mol
Potencial de ionização 6702 kJ/mol
Energia de ionização 8744,9 kJ/mol
Isótopos mais estáveis
iso AN Meia-vida MD ED MeV PD
50Cr
1,8 × 1017 anos ε ??? 50Ti
51Cr {sin.} 27,7025 dias ε 0,753 51V
52Cr 83,789% Cr é isótopo estável com 28 neutrons
53Cr 9,501% Cr é estável com 29 neutrons
54Cr 2,365% Cr é estável com 30 neutrons
Unidades SI e CNPT, exceto onde indicado o contrário

[editar] Características principais

O cromo é um metal de transição, duro, frágil, de coloração cinza semelhante ao aço. É muito resistente à corrosão.

Seu maior estado de oxidação é +6, ainda que estes compostos sejam muito oxidantes. Os estados de oxidação +4 e +5 são pouco frequentes, enquanto que os estados mais estáveis são +2 e +3. Também é possível obter-se compostos nos quais o cromo apresenta estados de oxidação mais baixos, porém são bastantes raros.

[editar] Aplicações

[editar] História

Em 1761, Johann Gottlob Lehmann encontrou nos Urais ( Rússia )um mineral laranja avermelhado que denominou de "chumbo vermelho da Sibéria" . Este mineral se tratava da crocoíta ( PbCrO4 ), e acreditou-se que era um composto de chumbo com selênio e ferro.

Em 1770, Peter Simon Pallas escavou no mesmo lugar que Lehmann e encontrou o mineral, verificando ser muito útil devido às suas propriedades como pigmento, em pinturas. Esta aplicação como pigmento se estendeu rapidamente.

Em 1797, Louis Nicolas Vauquelin recebeu amostras deste material. Foi capaz de , a partir dele ] produzir o óxido de cromo (CrO3) misturando crocoíta com ácido clorídrico ( HCl ).

Em 1798 descobriu que se podia isolar o cromo aquecendo o óxido em um forno de carvão. Também pode dedectar traços de cromo em pedras preciosas, como por exemplo, em rubis e esmeraldas. Denominou o elemento de cromo ( do grego "chroma", que significa "cor" ) devido às diferentes colorações que apresentam os compostos deste elemento.

O cromo foi empregado principalmente como corante em pinturas. No final do século XIX começou a ser utilizado como aditivo em aço. Atualmente, em torno de 85% do cromo consumido é utilizado em ligas metálicas.

[editar] Compostos

O dicromato de potássio, K2Cr2O7, é um oxidante enérgico utilizado para limpeza de materiais de vidro de laboratório, eliminando qualquer tipo de resto orgânico que possa conter.

O "verde de cromo" ( óxido de cromo III , Cr2O3 ) é um pigmento empregado em pinturas esmaltadas e na coloração de vidros. O "amarelo de cromo" ( cromato de chumbo, PbCrO4 ) também é usado como pigmento.

Não é encontrado na natureza o ácido crômico e nem o dicrômico, porém seus ânions são encontrados numa ampla variedade de compostos. O trióxido de cromo, CrO3, que deveria ser o anidrido do ácido crômico, é vendido comercialmente como "ácido crômico".

O dicromato de amônio, (NH3)Cr2O7 é o principal material que é espelido dos vulcões em erupção. É um sólido alaranjado.

[editar] Papel biológico

Em princípio, se considera o cromo ( em seu estado de oxidação +3 ) um elemento químico essencial, ainda que não se conheça com exatidão suas funções. Parece participar no metabolismo dos lipídios, e no dos hidratos de carbono, assim como em outras funções.

Tem-se observado que alguns de seus complexos parecem participar na potencialização da ação da insulina, sendo por isso, denominado de "fator de tolerância à glicose" devido a esta relação com a ação da insulina. A ausência de cromo provoca uma intolerância a glicose , e como consequência o aparecimento de diversos distúrbios.

Não se tem encontrado nenhuma metaloproteína com atividade biológica que contenha cromo, e por isso não se tem podido explicar como atua.

Por outro lado, os compostos de cromo no estado de oxidação +6 são muito oxidantes e são cancerígenos.

[editar] Abundância e obtenção

Obtém-se cromo a partir da cromita ( FeCr2O4 ). O cromo é obtido comercialmente aquecendo a cromita em presença de alumínio ou silício mediante um processo de redução. Aproximadamente metade da cromita é extraída na África do Sul. Também se obtém em grandes quantidades no Casaquistão, Índia e Turquia.

Os depósitos ainda não explorados são abundantes, porém estão concentrados no Casquistão e no sul da África.

Em 2000 foram produzidas aproximadamente quinze milhões de toneladas de cromita, da qual a maior parte é empregada para uso em ligas metálicas ( cerca de 70% ) como , por exemplo, para a obtenção do ferrocromo que é uma liga metálica de cromo e ferro, com um pouco de carbono. Outra parte ( uns 15% aproximadamente ) se emprega diretamente como material refratário e, o restante, na indústria química para a obtenção de diferentes compostos de cromo.

Se tem descoberto depósitos de cromo metálico, embora pouco abundantes. Numa mina russa ( Udachnaya ) se produzem amostras do metal devido ao ambiente redutor, que facilita a produção de diamantes e cromo elementar.

[editar] Isótopos

São encontrados três isótopos estáveis na natureza: cromo-52, cromo-53 e cromo-54. O mais abundante é o cromo-52 ( 83,789% ). Se tem caracterizado 19 radioisótopos, sendo o mais estável o cromo-50 com uma meia-vida de mais de 1,8 x 1017 anos, seguido do cromo-51 com uma meia-vida de 27,7025 dias. Os demais tem uma meia-vida de menos de 24 horas, e a maioría com menos de um minuto. Este elemento também tem dois meta estados.

O cromo-53 é um produto do decaimento do manganês-53. Os conteúdos isotópicos no cromo estão relacionados com os de manganes, o que se aplica em geologia. As relações isotópicas de Mn-Cr reforçam a evidência de aluminio-26 e paladio-107 na origem do Sistema solar. As variações nas relações de cromo-53/cromo-52 e Mn/Cr em alguns meteoritos indicam uma relação inicial de 53Mn/55Mn , sugerindo que as relaçõe isotópicas Mn-Cr resultam do decaimento in situ de 53Mn em corpos planetários diferenciados. Portanto, o 53Cr dá uma evidência adicional de procesos nucleosintéticos anteriores a formação do Sistema Solar.

O peso atómico dos isótopos do cromo variam desde 43 u ( cromo-43 ) até 67 u ( cromo-67 ). O principal modo de decaimento antes do isótopo estável mais abundante, o cromo-52, é a captura eletrônica, enquanto os depois deste, é a desintegração beta.

[editar] Precauções

Geralmente, não se considera que o cromo metálico e os compostos de cromo III sejam, especialmente, um risco para a saúde. Trata-se de um elemento essencial para o ser humano, porém em altas concentrações é toxico.

Os compostos de cromo VI são tóxicos quando ingeridos, sendo a dose letal de alguns gramas. Em níveis não letais, o cromo VI (cromo hexavalente) é altamente carcinógeno. A maioria dos compostos de cromo VI irritam os olhos, a pele e as mucosas. A exposição crônica a compostos de cromo VI pode provocar danos permanentes nos olhos.

A Organização Mundial da Saùde ( OMS ) recomenda desde 1958 uma concentração máxima de 0.05 mg/litro de cromo VI na água de consumo. Este valor está sendo revisado, havendo novos estudos sobre os seus efeitos a saúde.


BW Bewise Inc. Willy Chen willy@tool-tool.com bw@tool-tool.com www.tool-tool.com skype:willy_chen_bw mobile:0937-618-190 Head &Administration Office No.13,Shiang Shang 2nd St., West Chiu Taichung,Taiwan 40356 TEL:+886 4 24710048 / FAX:+886 4 2471 4839 N.Branch 5F,No.460,Fu Shin North Rd.,Taipei,Taiwan S.Branch No.24,Sec.1,Chia Pu East Rd.,Taipao City,Chiayi Hsien,Taiwan

Welcome to BW tool world! We are an experienced tool maker specialized in cutting tools. We focus on what you need and endeavor to research the best cutter to satisfy users demand. Our customers involve wide range of industries, like mold & die, aerospace, electronic, machinery, etc. We are professional expert in cutting field. We would like to solve every problem from you. Please feel free to contact us, its our pleasure to serve for you. BW product including: cutting toolaerospace tool .HSS Cutting toolCarbide end millsCarbide cutting toolNAS Cutting toolCarbide end millAerospace cutting toolФрезерыCarbide drillHigh speed steelMilling cutterCVDD(Chemical Vapor Deposition Diamond )PCBN (Polycrystalline Cubic Boron Nitride) Core drillTapered end millsCVD Diamond Tools Inserts’PCD Edge-Beveling Cutter(Golden Finger’PCD V-Cutter’PCD Wood tools’PCD Cutting tools’PCD Circular Saw Blade’PVDD End Mills’diamond tool Single Crystal Diamond Metric end millsMiniature end millsСпециальные режущие инструменты Пустотелое сверло Pilot reamerFraisesFresas con mango PCD (Polycrystalline diamond) FreseElectronics cutterStep drillMetal cutting sawDouble margin drillGun barrelAngle milling cutterCarbide burrsCarbide tipped cutterChamfering toolIC card engraving cutterSide cutterNAS toolDIN toolSpecial toolMetal slitting sawsShell end millsSide and face milling cuttersSide chip clearance sawsLong end millsStub roughing end millsDovetail milling cuttersCarbide slot drillsCarbide torus cuttersAngel carbide end millsCarbide torus cuttersCarbide ball-nosed slot drillsMould cutterTool manufacturer.

Bewise Inc. www.tool-tool.com

BW специализируется в научных исследованиях и разработках, и снабжаем самым высокотехнологичным карбидовым материалом для поставки режущих / фрезеровочных инструментов для почвы, воздушного пространства и электронной индустрии. В нашу основную продукцию входит твердый карбид / быстрорежущая сталь, а также двигатели, микроэлектрические дрели, IC картонорезальные машины, фрезы для гравирования, режущие пилы, фрезеры-расширители, фрезеры-расширители с резцом, дрели, резаки форм для шлицевого вала / звездочки роликовой цепи, и специальные нано инструменты. Пожалуйста, посетите сайт www.tool-tool.com для получения большей информации.

BW is specialized in R&D and sourcing the most advanced carbide material with high-tech coating to supply cutting / milling tool for mould & die, aero space and electronic industry. Our main products include solid carbide / HSS end mills, micro electronic drill, IC card cutter, engraving cutter, shell end mills, cutting saw, reamer, thread reamer, leading drill, involute gear cutter for spur wheel, rack and worm milling cutter, thread milling cutter, form cutters for spline shaft/roller chain sprocket, and special tool, with nano grade. Please visit our web www.tool-tool.com for more info.
arrow
arrow
    全站熱搜

    beeway 發表在 痞客邦 留言(0) 人氣()